Seguidores

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nutrigenômica – O futuro da nutrição e as feiras populares.


Até recentemente, as pesquisas em nutrição restriingiam-se à deficiência de nutrientes e o correspondente comprometimento da saúde. Hoje damos os primeiros passos no estudo da nutrigenômica, que é como já expliquei anteriormente a ciência que estuda a interação da alimentação com a expressão dos nosso genes. Isto mesmo nosso genes se expressam (quimicamente é claro... )



Essa expressão na realidade está relacionada a tudo que nos cerca e atende pelo nome de EPIGENETICA, mas como a alimentação é talvez um dos fatores mais significantes tem sido alvo de boa parte dos estudos.






Basicamente os alimentos podem ativar ou suprimir fatores de expressão gênica, que por sua vez ativam ou desativam nossos genes, resumindo com a escolha certa de alimentos podemos ligar os genes do bem, e com a escolha errada os genes do mal. Mas é claro que não é tão simples assim, tudo isso se passa com reações bioquímicas obviamente muito complexas.

E quem diria que o estudo dessas complexas interações tem demonstrado que velhos conhecidos nossos, como o alho, a cúrcuma (também conhecido como açafrão-da-terra), o gengibre, além da canela têm importantes efeitos terapêuticos, incluindo a sua capacidade para suprimir o fator NF-kB. Não foram ainda apresentados? Melhor assim... o NF-kB é um fator de transcrição que induz a expressão de mais de 200 genes, muitos deles ligados a doenças como o câncer, artrite e obesidade.

É infelizmente mesmo não tendo sido apresentados formalmente muitos de nós sofremos com a sua atuação. Então a boa notícia é que muitos alimentos populares e especiarias encontradas nas nossas feiras livres e nos livros de receitas das nossa avós podem suprimir sua atuação, previnindo ou retardando o aparecimento de doenças, principalmente as de caráter inflamatório.

Especiarias que suprimem o NF-kB e seus respectivos fitoquímicos.

Manjericão, alecrim (ácido ursólico)
Cúrcuma ou açafrão-da-terra (curcumina)
Canela (aldeído cinâmico)
Cravo da índia (eugenol, isoeugenol)
Erva-doce, anis, coentro (anetol)
Gengibre (6-gingerol)
Pimenta vermelha (capsaicina)

Nossa receita da semana foi dedicada a este post e contém gengibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário