Ontem tive uma grande surpresa, encontrei em uma loja de produtos naturais vendidos a granel a CHIA, esta sementinha de origem Asteca, é minha antiga conhecida, mas no Brasil ainda não havia visto sendo comercializada.
plantação de chia na horta do Oasis em 2005 |
A primeira vez que soube dos seus benefícios foi em 2005 pesquisando sobre Omega 3, quando descobri que esta sementinha tinha uma concentração bem mais alta que fontes clássicas como o salmão. No mesmo ano, em viagem à Nova York tive a oportunidade de comprar um pouco, na volta ao Brasil chegamos a plantar e com excelentes resultados aqui na horta do SPA, mas a dificuldade em extrair as minúsculas sementes da seus pendões nos fez desisitir de oferecer a semente na dieta dos clientes. Então vocês podem imaginar a alegria que foi poder encontrar o produto pronto para uso, sem aquela trabalheira.
Mas vamos ao que interessa, os benefícios da Chia:
Super fonte de omega 3, a semente é também rica em minerais como o cálcio, magnésio, ferro e potássio. Tem ainda uma caracteristica que é a responsável por estar sendo apontada como ¨semente emagrecedora¨ a chia consegue absorver muita água criando um gel que nada mais é que fibra solúvel. A fibra solúvel reduz a rapidez de absorção dos carboidratos durante a digestão proporcionando mais saciedade e portanto reduzindo o apetite.
Eu pessoalmente acho injusto que diante de tantas boas características desta semente maravilhosa que entre os Astecas era tida como presente dos deuses, seja rotulada apenas pelo fator emagrecimento. Afinal seu benefícios são muito maiores do que alguns quilos na balança.
Recomendo o uso, para magros ou gordos, pelos benefícios à saúde. Lembrando apenas que deve ser evitado por pessoas com histórico de diverticulite.
Onde comprar:
Casas de alimentos naturais vendem a semente a granel.
Como usar:
Pode ser usada diretamente sobre alimentos como saladas e iogurtes, para fins de saciedade, coloque uma colher de sopa em 100 ml de água e espere até que crie-se o gel, use o gel para preparar vitaminas, sopas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário