Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

World Pasta Day - Dia Internacional do macarrão

Hoje é o dia internacional do macarrão, para o jantar vou preparar uma maravilhosa ¨Pasta al Pesto¨ - traduzindo massa italiana com molho pesto. Típico da região da Ligúria - Gênova e afins. O melhor que comi em minha vida era feito pela mãe de um amigo meu em Gênova, nem pensem que era uma senhorinha fofinha e gorducha como as mamas italianas das novela das 8, bem ao contrário, a signora Del Nobolo era além de super em forma, requintada e muito moderna.



















A receita como ela me ensinou, inclui um bom azeite, alho, basílico (não é exatamente igual ao manjericão, mas quem não tiver o original como nós aqui no Oasis, pode se virar com o nacional mesmo), queijo pecorino e parmesão ou só o último se não houver escolha. Começe triturando o alho no azeite (na antiguidade o processo era feito em almofarriz, mas a moderna signora Del Nobolo me ensinou usando um processador de alimentos), aos poucos vá juntando o basílico (ok manjericão), intercalando com o queijo ralado, sempre juntando um pouco de azeite, atenção para não passar do ponto, o pesto não deve ser líquido e sim pastoso, as folhas apesar de trituradas não devem escurecer nem perder o aroma e sabor.... o segredo é a dosagem perfeita entre os queijos, as folhas e o azeite.... no final junte os pinolis (sementes de pinheiro, que aqui podem ser substituídas por nozes ou castanhas). Prepare a pasta al dente (assim é certeza manter o seu índice glicêmico que é em média 60) e junte uma colher de sopa do molho (que não deve ser aquecido). Na Ligúria esta pasta é servida com vagens cortadinhas o que lhe dá ainda mais sabor e ainda melhora suas qualidades funcionais pois aumenta a quantidade de fibra.

O pesto pode ser mantido em vidrinhos fechados na geladeira por vários dias, uma dica é sempre colocar um pouco de azeite por cima antes de tampar, assim as folhas não escurecem e o molho se conserva por mais tempo. Pode ser usado com pasta curta (penne, farfale, rigatoni) ou longa (spaghetti).

Buon Appetito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário